Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Passo a Passo - Flor da Lapela

Já falamos aqui no blog sobre a boutonnière do noivo, que também é chamada de flor da lapela e corsage.
Sempre colocada do lado esquerdo e na lapela do noivo, pais dos noivos e padrinhos. Representa o clima de festa, a celebração e é fundamental para diferenciar o noivo dos outros convidados.
O cravo é a flor mais tradicional e na minha opinião uma das mais bonitas. Gosto sempre de algo bem delicado.
Fiz este passo a passo, pois gosto de treinar bastante a fazer a florzinha pelos seguintes motivos:
- As flores e folhas são todas aramadas e devem ficar delicadas, sem que o cabinho fique muito grosso; e
- Devemos colocar um pouco de algodão para umedecer a ferida da flor, do contrário a flor irá murchar e o efeito não será nem um pouco bonito.
A técnica de aramar flores delicadas é muito difícil, pois é tudo muito pequeno e sensível.
Ahhh e eu não tinha cravo aqui, por isso fiz com o lisiantus cor de rosa, gypsophila e folhas de gardênia.
Podem ser feitos com as flores do quintal mesmo e até com ervas aromáticas!
Sei que seria melhor se eu tivesse feito o vídeo, mas não tinha ninguém aqui para segurar a máquina. Rs!
Vamos lá:



Passo 1) Materiais: Arame tamanho 23, fitas, tesoura de poda, faca para flores (sem serra), alicate de arame, floral tape, flores e folhas, algodão, alfinetes com pérolas e alfinete de segurança. Deixe pratinhos com água e apenas o caule das flores na água para hidratar (nunca mergulhe a flor inteira na água, pois como já disse aqui isso gera botrytis). As folhas podem ser todas mergulhadas na água.



Passo 2) Corte a haste da flor com a faca sem serra, bem rente ao botão.
Outra dica, sempre usar a faquinha e muito pouco a tesoura de poda (apenas em cabos lenhosos, pois a tesoura de poda machuca as hastes da flor antes de cortar).


Passo 3) Passe o arame no "pescoço"da flor e traga para baixo. Sei de pessoas que não aramam a flor e nem colocam o algodão molhado. Não recomendo fazer dessa forma.



Passo 4) Pegue um pedaço bem pequeno de algodão seco e coloque na ferida da flor, molhe depois.
É mais fácil molhar o algodão depois de colocado, o inverso é mais difícil.
Após este procedimento gire o arame para juntar com a outra "perninha".



Passo 5) Arame todo o seu material. Nas folhas não é necessário colocar o algodão, pois elas resistem bem. Para aramar as folhas o procedimento é um pouco diferente.
Faça um pequeno gancho (apoie nas costas da faca, já que assim a dobra fica menor) e coloque na metade da folha e depois temos que trazer o arame para baixo.
Será que deu para entender? Se alguém tiver dúvidas me mande um e-mail.


Passo 6) Juntar todas as hastes em um mesmo ponto e ir torcendo os arames no mesmo sentido. Depois é só ir apertando e girando com a ajuda de uma papelão para tudo ficar retinho e fino.



Passo 7) Amarrar com fita de sua preferência e passar um pouco de cola de tecido quando ela termina, colocar um alfinete com pérola e cortar com o alicate de arame o que sobrou do outro lado, para não espetar ninguém.


Passo 8) As flores deverão ser guardadas em ambiente fresco antes de serem entregues. O alfinete de segurança vai atrás escondidinho e é usado para colocar na vestimenta do noivos e padrinhos.

Bom, é isso! Sei que o vídeo seria melhor, mas estou à disposição para sanar qualquer dúvida!

Beijos,

2 comentários:

  1. Oi Alessandra!

    Depois que mandou email p a turma tenho acompanhado seu blog! Tudo lindo e de bom gosto!
    Parabéns e muito sucesso!
    Beijos, Karen

    ResponderExcluir
  2. Olámeu Nome é Anita, sou blogueira há quase dois anos.
    Entrei nos blog pelo meu casamento, onde queria deixar registrado td que eu encontrava de interessante e pudesse ter acesso dessas cosiasde qualquer lugar.
    Porém o "arquivamento" irou uma paixão, casei e continuo como blog, ou melhor os blogs. rsrs.

    Sou apaixonada por td que é bonito, tratei de buscar algo belo para trabalhar, decidi vender lingeries finas, é uma paixão da minha vida ver cosias bonitas oferecer aosoutros,deixar o outro belo,adoro me faz bem e hj émeu ganha pão.

    Enfim, escrevi td isso p dizer que seus trabalhos são aquele tipo de coisa q me enchem os olhos de ver e dá prazer, mais uma vez aquele belo pelo qual sou tão apaixonada, achodmais pessoas q conseguem transformar coisas bonitas em trabalho e trabalhar com isso td dia, mecher com coisas bonitas fofas, criar, o belo ser sua rotina acho demais.

    Parabéns. por tanta criatividade, poelo bloglindo q a gente não cansa de olhar, parabéns memso, emt sucesso pois vc merece, nota-se q faz com a mor e carinho o q faz e só isso jáé digno de sucssso.

    Bjos

    Anita

    ResponderExcluir